sintaxe Java

O básico da sintaxe Java em 5 itens


Introdução à sintaxe java básica da linguagem de programação Java

1. Introdução

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Também é independente de plataforma, ou seja, os programas escritos e compilados em Java podem ser executados em diferentes plataformas como Windows, MacOS e Linux sem nenhuma modificação no código-fonte.

Neste tutorial veremos e entenderemos os fundamentos básicos da sintaxe Java.


2. Tipos de dados

Para iniciar nosso tutorial sobre a sintaxe Java, precisamos falar sobre os tipos de dados. Existem duas categorias de tipos de dados em Java: Tipos primitivos e tipos de objetos/referência.

Tipos primitivos são os tipos de dados básico que armazenam dados simples e formam a base da manipulação de dados. Por exemplo, Java tem tipos primitivos para valores inteiros (int, long, byte e short), valores de ponto flutuantes (float e double), valores de caracteres (char) e valores lógicos (boolean).

Já os tipos de referência são objetos que contêm referências a valores e/ou outros objetos, ou ao valor especial null, que denota a ausência de valor.

A classe String é um bom exemplo de um tipo de referência. Uma instância dessa classe, chamada objeto, representa uma sequência de caracteres, como “Olá mundo!”.


3. Declaração de variáveis

Para declarar uma variável na sintaxe Java, devemos especificar seu nome (também conhecido por identificador) e tipo. Veja o exemplo a seguir:

int x;
int y;
double z;

No exemplo acima, as variáveis receberão valores iniciais padrão com base em seus tipos declarados. Como declaramos variáveis como int e double, elas terão como padrão 0 e 0.0, respectivamente.

Alternativamente, podemos usar o operador de atribuição (=) para inicializar variáveis durante a declaração:

int x = 5;

No exemplo acima, declaramos uma variável com um identificador x do tipo int e atribuímos o valor 5 a ela usando o operador de atribuição (=) e encerramos a instrução com ponto e vírgula (;). É obrigatório, em Java, que todas as declarações terminem com ponto e vírgula.

Um identificador é um nome de qualquer comprimento, consistindo de letras, dígitos, underscore/underline/sublinhado e cifrão, que segue as seguintes regras:

  • começa com uma letra, underscore/underline/sublinhado (_) ou cifrão ($)
  • não pode ser uma palavra reservada
  • não pode ser true, false ou null

Vamos melhorar nosso trecho de código acima para incluir uma operação aritmética simples:

int x = 5;
int y = 10;
double z = x + y;
System.out.println(x + " + " + y + " = " + z);

Podemos ler as três primeiras linhas do trecho de código acima como “atribua o valor 5 a x, atribua o valor 10 a y, some os valores de x e y e atribua o resultado a z. Na última linha, enviamos o resultado da operação para o console:

5 + 10 = 15.0

A declaração e inicialização de variáveis de outros tipos seguem a mesma sintaxe que mostramos acima. Por exemplo, ao declarar String, char e variáveis booleanas:

String name = "SiteTune Blog";
char myChar = 'S';
boolean isIndexed = true;

Para enfatizar, a principal diferença entre a representação de valores literais de char e String é o número de aspas que os envolve. Portanto, ‘x’ é um char enquanto que “x” é uma String.


4. Vetores e Matrizes

Um vetor/matriz é um tipo de referência que pode armazenar uma coleção de valores de um tipo específico. A sintaxe geral para declarar um array em Java é:

tipo[] identificador = novo tipo[comprimento];

O tipo pode ser qualquer tipo primitivo ou de referência.

Por exemplo, vejamos como declarar um array que pode conter no máximo 100 inteiros;

int[] numbers = new int[100];

Para referenciar um elemento específico de um array, ou para atribuir um valor a um elemento, usamos o nome da variável e seu índice:

numbers[0] = 1;
numbers[1] = 2;
numbers[2] = 3;
int thirdElement = numbers[2];

Em Java, os índices de array começam em zero. O primeiro elemento de um vetor está no índice 0, o segundo elemento está no índice 1 e assim por diante.

Além disso, podemos obter o comprimento do array chamando por numbers.lenght:

int lengthOfNumbersArray = numbers.length;

Para enfatizar, chamamos de vetor os arrays de uma única dimensão e matriz os arrays com mais de uma dimensão:

int[] numbers = new int[100]; //Uma dimensão é vetor
int[][] matrix = new int[10][10]; //Duas ou mais dimensões é matriz

5. Palavras reservadas

Palavras reservadas, são palavras-chave que possuem um significado especial na sintaxe java.

Por exemplo, public, static, class, main, new, instanceof, são palavras-chave em Java e, como tal, não podem ser usadas como identificadores (nomes de variáveis).


6. Operadores

Anteriormente conhecemos o operador de atribuição (=), agora vamos explorar alguns outros tipos de operadores da sintaxe Java:

6.1. Aritméticos

A linguagem Java oferece suporte aos seguintes operadores aritméticos que podem ser usados para escrever lógica matemática e computacional:

  • + (mais ou adição: também usado para concatenação de Strings)
  • – (menos ou subtração)
  • * (multiplicação)
  • / (divisão)
  • % (módulo ou resto)

Anteriormente usamos o operador de adição (+) em nosso exemplo de código para executar a adição de duas variáveis. Os outros operadores aritméticos são usados de forma semelhante.

Outro uso do operador de adição (+) é para a concatenar (junção) de Strings para formar uma String totalmente nova:

String output = x + " + " + y + " = " + z;

6.2. Lógicos

Além dos operadores aritméticos, a sintaxe Java suporta os seguintes operadores lógicos para avaliar expressões booleanas:

  • && (AND/E)
  • || (OR/OU)
  • ! (Negação)

Vamos considerar os seguintes trechos de código que demonstram os operadores lógicos AND e OR. O primeiro exemplo mostra uma instrução de print que é executada quando a variável number é divisível tanto por 2 quanto por 3:

int number = 6;
        
if (number % 2 == 0 && number % 3 == 0) {
    System.out.println(number + " é divisível por 2 E 3");
}

Enquanto o segundo é executado quando o número é divisível por 2 OU por 5:

if (number % 2 == 0 || number % 5 == 0) {
    System.out.println(number + " é divisível por 2 OU 5");
}

6.3. Comparação

Quando precisamos comparar o valor de uma variável com o de outra, podemos usar os operadores de comparação da sintaxe Java:

  • < (menor que)
  • <= (menor ou igual a)
  • > (maior que)
  • >= (maior ou igual a)
  • == (igual a)
  • != (diferente de)

Por exemplo, podemos usar um operador de comparação para determinar a elegibilidade de um eleitor:

public boolean canVote(int age) {
    if(age < 16) {
        return false;
    }
    return true;
}

7. Estrutura de um programa Java

Agora que aprendemos sobres os tipos de dados, variáveis e alguns operadores básicos da sintaxe java, vamos ver como juntar esses elementos em um programa executável simples.

A unidade básica de um programa Java é a Classe (class). Uma classe pode ter um ou mais campos (às vezes chamados de propriedades), métodos e até mesmo outros membros de classe chamados classes internas.

Para que uma classe seja executável, ela deve ter um método main. O método main significa o ponto de entrada do programa.

Vamos escrever uma classe simples e executável para exercitar um dos trechos de código que consideramos anteriormente:

public class SampleAddition {

    public static void main(String[] args) {
        int x = 5;
        int y = 10;
        double z = x + y;
        System.out.println(x + " + " + y + " = " + z);
    }
}

O nome da classe é SampleAddition, e dentro dela temos um método main que contém nossa lógica. O segmento de código entre chaves de abertura e fechamento é chamado de bloco de código.

O código-fonte de um programa Java é armazenado em um arquivo com a extensão .java.


8. Compilação e execução

Antes de executar nosso código-fonte, precisamos compilá-lo. Este processo irá gerar um arquivo binário com a extensão de arquivo .class. Podemos executar o arquivo binário em qualquer máquina que tenha um Java Runtime Environment (JRE) instalado.

Vamos salvar nosso código-fonte do exemplo acima em um arquivo chamado SampleAddition.java e executar este comando no diretório onde salvamos o arquivo.

javac SampleAddition.java

Para executar o programa, simplesmente executamos:

java SampleAddition

Isso produzirá a mesma saída para o console conforme mostrado acima:

5 + 10 = 15.0

9. Conclusão

Nesse tutorial, examinamos o básico da sintaxe Java. Assim como qualquer outra linguagem de programação, fica mais simples com a prática constante.

Aprendemos o básico sobre tipos de dados, declaração de variáveis, vetores e matrizes, palavras reservadas, operadores, estrutura de uma classe Java e por fim compilamos e executamos um programa.

O código-fonte completo para este tutorial está disponível no Github.


Publicado

em

,

por