Não seja vítima de Phishing! Use uma Yubico Key!

Use 2 Yubico Key para aumentar a segurança em suas contas on-line

Conheça a Yubico Key e aumente sua segurança on-line.

Não seja vítima de phishing! Use uma Yubikey!

1. Introdução

Nos últimos anos, temos notado um aumento no número de invasões de contas on-line, tais como Instagram, Facebook, Google, YouTube, e diversas outras. Na grande maioria das vezes, o hacker engana o usuário (phishing), induzindo-o a fornecer códigos de duplo fator de autenticação, enviados via SMS, como confirmação para algum sorteio ou prêmio, e o usuário, de olho no prêmio, acaba permitindo o acesso indevido sem se dar conta disso (veja como Hackeamos o Hacker que fez isso com minha esposa).

Além desse tipo de ataque, os criminosos podem obter dados vazados na internet por meio da darkweb, usar engenharia social para tentar descobrir alguma informação que pode ser útil em algum ataque ou mesmo usar alguma brecha comum do sistema.

Como a cada dia estamos mais e mais conectados, devemos cada vez mais nos preocupar com a segurança das nossas informações. E como estamos conectados, nossas informações na internet são uma extensão da nossa vida e da vida de nossas famílias e devemos protegê-las do mesmo modo.

Então, se você pode ter uma arma para se proteger dos hackers e pode obter treinamento para usá-la, por que você não usaria? Essa arma é a YubiKey.

Chaves de segurança YubiKey 5
Chaves de segurança YubiKey 5

2. Mas como a Yubico Key pode me proteger do phishing aumentando minha segurança on-line?

A YubiKey é uma chave de segurança USB e NFC mais difundida no mundo que funciona com diversos serviços e aplicativos on-line. Nomes de usuário e senhas não são suficientemente seguros para proteger suas contas, para se proteger você deve usar duplo fator de autenticação sempre que possível. Você pode usá-la como forma de autenticação de dois fatores muito facilmente.

Com ela o risco de você sofrer um ataque de phishing é muito reduzido. É uma chave portátil e fácil de configurar, além de não precisar de bateria ou internet. É certificada pela FIDO e funciona com o Google Chrome ou qualquer aplicativo compatível com FIDO no Windows, Mac OS ou Linux. Depois de registrado, cada serviço simplesmente pede que você insira e toque no circulo dourado da chave para obter acesso durante o login.

É recomendável que tenha pelo menos 2 chaves, sendo a segunda um backup caso perca a chave principal. Para isso você deve replicar a configuração da chave em todas as contas que utilizar.

Páginas: 1 2 3


Publicado

em

por